top of page

3 CAMADAS DE HISTÓRIA: MEMÓRIA E IDENTIDADE PAULISTANA

O projeto é um guia sensitivo do centro de São Paulo.


Originalmente, o trabalho foi feito para ser apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso da Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Meu objetivo foi transformar uma extensa pesquisa sobre a cidade de São Paulo em um guia, de forma a disponibilizar as informações coletadas de maneira didática.

Criei uma metodologia de análise onde alguns elementos se destacam e se organizam em 3 camadas. Essas camadas sobrepostas formam um mapa, onde é possível fazer vários percursos e se situar de diferentes maneiras.

As etapas do projeto consistiram em:
-PESQUISA E MAPEAMENTO das camadas, reunindo documentos de cada uma.
-Produção de material gráfico (livro-guia, mapa didático e site)
-Produção e execução de dispositivos que possam ser locados em lugares específicos da cidade, com intuito de chamar atenção e fazer com que o acesso à informação seja simples. (ex.:utilização de QR code que redireciona para o site)

Camada 1: Os edifícios tombados são os elementos representativos de uma camada que ressalta a história oficial da cidade, cada edifício é representativo de uma época, um poder e uma economia. Os elementos materiais com que o edifício foi construído simboliza sua função e posição social. Por tanto, os bens culturais da cidade formam parte de uma camada de análise na qual nomeei de "MEMÓRIAS OFICIAIS".

Camada 2: Os grandes espaços públicos têm potencial de promover eventos que marcam a história da cidade devido a grande aglomeração de pessoas e a possibilidade de gerar inúmeras histórias, que permanecem em uma camada da cidade que é significativa por um determinado momento. Os eventos, os grandes acontecimentos históricos são importantes para a cidade. Neste caso, os edifícios patrimoniais se relacionam com o espaço de maneira estática, no sentido em que marca a paisagem e contribui com a grandeza desses eventos. Busquei fazer uma coleção de grandes eventos "aglomeradores" de massa que se aproveitaram dos espaços públicos para virem à tona e pesquisei a forma com que tais eventos se repercutiram. Tanto em jornais e revistas, como relatos pessoais, além de buscar fotos representativas desses eventos específicos. Essa coleção deixou claro quais espaços foram escolhidos pelo paulistano para serem os interlocutores entre a massa e o poder público e vice-versa. Essa camada levou o nome de "MEMÓRIAS COMPARTILHADAS”.

Camada 3: A população ou determinada camada social se relaciona com o espaço público ou com o edifício de maneiras distintas, conforme os desdobramentos históricos. Fazendo com que o próprio edifício adquira novas funções ou significados, ou seja, agora é estudada a ação do tempo na matéria e no uso desses patrimônios culturais. Por isso, busquei uma análise cronológica de espaços específicos da cidade em que esses edifícios estão situados e pesquisei como retratar essas mudanças. Escolhi a representação de fotógrafos de épocas diferentes da cidade e estabeleci um paralelo entre os espaços públicos retratados e nomeei tal camada de “MEMÓRIAS DO COTIDIANO”.

Ficha Técnica:

Trabalho de Conclusão de Curso

Instituição: Escola da Cidade

autoria: Helena Ribas Begliomini

orientedora: Marina Grinover

banca:Maria Grinover

Amália dos Santos

Luis Antônio Jorge

bottom of page