ESTUDO PARA A REQUALIFICAÇÃO DA ESPLANADA DE GUARARAPES
O projeto desenvolvido para o trabalho de conclusão de curso tem como objeto de estudo o pequeno município de Guararapes, no interior do estado de São Paulo. A ideia de trabalhar nessa cidade do interior surge de uma perspectiva pessoal e sensitiva que começou antes mesmo de ser uma proposta de trabalho acadêmico. Nascido e criado em Guararapes, eu pude observar e vivenciar os espaços que se destacam na cidade e sempre questionei a subutilização de alguns lugares, cujas atividades se tornaram cada vez mais escassas.
Guararapes foi fundada em 1928 no interior do Estado de São Paulo nas terras de propriedade dos irmãos Pinto de Oliveira. Com a chegada da variante Araçatuba-Juquiá da linha férrea NOB (Noroeste do Brasil) foi traçada a primeira proposta urbana para a cidade.
A linha férrea corta a cidade no sentido Nordeste - Sudeste e era bastante utilizada nos anos 30-80, época de crescimento e prosperidade da cidade, sendo utilizada para transporte de carga ou para locomoção de passageiros. Com a abertura de portas para empresas automobilísticas na década de 1950, as Estradas de Ferro em grande parte do Brasil foram perdendo espaço para as rodovias, sendo atualmente de uso exclusivo para o transporte de cargas.
A linha acabou dividindo e segregando a cidade em duas partes distintas: a norte, onde se encontra a elite de Guararapes e a sul, que concentra a população mais pobre da cidade. Embora a desigualdade social de ambos os lados não seja algo marcante, a identidade atribuída para cada região ainda hoje aparece no imaginário dos moradores da cidade.
INTRODUÇÃO
Estudando o município de maneira geral, também busquei tratar de uma problemática social existente no município, que diz respeito à maneira como a cidade se desenvolveu ao longo do tempo, desde sua fundação até os dias de hoje. Essa problemática também diz respeito à linha férrea que corta a cidade e que, mesmo não sendo uma barreira física ou visual, acabou se transformando em uma barreira social.
Através de uma análise histórica e do desenvolvimento urbano da cidade ao longo do tempo, assim como da minha própria memória dos espaços frequentados e utilizados quando criança e da minha experiência e vivência na cidade acabaram me levando a projetar o encontro dos dois grandes eixos da cidade: A Esplanada.
Ficha Técnica:
Trabalho de Conclusão de Curso
ano: 2017
Instituição: Escola da Cidade
autoria: Rafael Miranda Nicolosi
orientedora: Cristiane Muniz
banca: Cristiane Muniz
Valdemir Lucio Rosa
Rodrigo Lacerda